urticaria angioedema

Angioedema é um nome “chique” para um inchaço rápido (ou edema), que ao invés de afetar a camada externa da sua pele (a epiderme), como as urticas fazem, atinge os tecidos mais profundos da pele (a derme, tecido subcutâneo, mucosa e tecidos submucosais) que reagem rapidamente. Da mesma forma que as urticas na pele, o angioedema parece ser desencadeado pela liberação de histamina pelos mastócitos nesses tecidos O angioedema geralmente atinge mãos e pés, mas também pode aparecer na cabeça, no rosto, no pescoço e até mesmo nos órgãos genitais… Ou seja, não é legal (pra dizer o mínimo).

Quem pode ter angioedema?

Segundo estatísticas, até 20% das pessoas podem ter uma manifestação do problema em algum momento da vida, sem apresentar urticária. No entanto, até 40% das pessoas com urticária crônica podem ser afetadas pelo angioedema. Há também aqueles pacientes que têm UCE, mas não têm urticas, apresentando apenas angioedema (aproximadamente 10% dos pacientes com UCE). O angioedema também pode acontecer por outras razões além da urticária crônica, como uma reação alérgica a uma substância (como remédio, alimento, látex ou animais) ou ser causado por uma condição genética chamada de angioedema hereditário. Em casos raros, o angioedema também pode ser causado por alguns tipos de câncer ou doenças autoimunes, como o lúpus.

urticaria gigante

O angioedema é grave?

Sim, pode ser grave em alguns casos. Entretanto, na UCE, é raro que seja, então, por favor, não surte ao perceber o inchaço! O angioedema tende a ser leve, mas pode progredir e afetar os tecidos envolvidos com a respiração, o que pode acabar contraindo as vias aéreas.4 O angioedema na urticária pode persistir por até 3 dias seguidos. Em geral, ele é doloroso e muito inconveniente. O inchaço no rosto pode prejudicar a visão, enquanto os pés inchados podem tornar quase impossível que você coloque seus sapatos.4 E lembre-se: quando você recebe o tratamento correto para a urticária, você deve viver sem nenhum sinal ou sintoma da doença. Se esse ainda não é seu caso, converse com seu médico para que juntos possa encontrar uma alternativa!

E quais os erros mais comuns sobre o angioedema?

O angioedema pode parecer assustador e muitas vezes é confundido com uma alergia.6 Você pode pensar: “Inchaço? Urticária? Deve ser uma reação alérgica. Pronto, estou curado!” Embora o angioedema aconteça em alguns casos por conta de uma reação alérgica, isso não significa que ele é sempre uma reação alérgica. Também é comum pensar que é indolor – errado de novo. Como falamos ali em cima, esse inchaço pode ser muito doloroso. Na verdade, em alguns casos, o angioedema também pode afetar o sistema digestivo, levando a dor abdominal e problemas intestinais.

Como o angioedema afeta minha vida?

O angioedema pode causar uma grande angústia – algumas pessoas podem se preocupar sobre sua aparência, enquanto para outras o diagnóstico é que é um processo longo que só traz ansiedade. Para se ter uma ideia, um estudo mostrou que 39% das pessoas com angioedema apresentam sinais de depressão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *